quarta-feira, 4 de maio de 2011






PROJETO DE TRABALHANDO O GÊNERO CARTAS EM SALA DE AULA

1 IDENTIFICAÇÃO

Proponentes: Manoel Evangelista G. de Sousa e Luzia Tavares

Tema: Aperfeiçoamento da prática de leitura e escrita dos alunos do ensino fundamental por meio da carta pessoal
Delimitação do tema: verificação das contribuições de uma proposta de intervenção didática centrada no gênero epistolar, a carta informal, entre alunos do 8º ano ensino fundamental de duas escolas públicas E. M. E. F. Domingos Cardoso da Silva e E. M. E. F. João Prudêncio de Brito em Parauapebas-Pa.


2 JUSTIFICATIVA


Há muito se fala do ensino aprendizagem da leitura e escrita no ensino fundamental e esse assunto é exposto e discutido desde a introdução do PCN’s (parâmetros curriculares nacionais) de língua portuguesa, em que se discute e se reflete os porquês do fracasso e/ou de tentativas frustradas no ensino da leitura e escrita.

Desde o inicio da década de 80, o ensino de língua portuguesa na escola tem sido o centro da discussão acerca da necessidade de melhorar a qualidade da educação no país. No ensino fundamental, o eixo da discussão, no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita (...). Estão diretamente ligados à dificuldade que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. (BRASIL, 1998, p.14)

Nos PCN’s específicos de língua portuguesa, toma a prática de produção de textos como a capacidade segundo a qual o escritor competente deve ser capaz de produzir textos coerentes, coesos e eficazes (ibidem, p.65), isto é, pressupõe alguém que planeja o discurso e consequentemente o texto em função do seu objetivo e do leitor que se destina (idem). Da mesma forma, Maria Helena Martins, em seu livro “O que é leitura”, diz que ninguém ensina ninguém a ler; o aprendizado é, em última instância, solitário, embora se desencadeie e se desenvolva na convivência com os outros e com o mundo (MARTINS, 2000, p.12). Mais adiante, a autora afirma, ainda, que, tal como se trabalha essa prática na escola, prevalece a pedagogia do sacrifício, do aprender por aprender, sem se colocar o porquê, como e para quê, impossibilitando compreender verdadeiramente a função da leitura, o seu papel na vida do indivíduo e da sociedade (ibidem, p.23).
Constatando-se que esta é uma realidade ainda nos dias de hoje, pensa-se ser necessário buscar novos meios e/ou mecanismos por meio de estudos que comprovem a eficácia ou não desse método para melhorar o ensino aprendizagem dos alunos, especificamente do ensino fundamental, buscando a valorização por meio da conscientização e da importância do uso da leitura e da escrita para os nossos dias, enfatizando ainda a importância do para que ou para quem escrever.
Diante dessa realidade, propõe-se o presente trabalho que visa, a partir de trocas de cartas informais entre alunos de 8º ano do ensino fundamental de duas escolas publicas, sendo uma de Parauapebas-PA e a outra de Dom Eliseu-PA, quando se pretende propor uma situação concreta de produção de texto em que o aluno tenha o quê, o como, o para quem e o para quê escrever.

3 OBJETIVOS

3.1 Objetivo geral

A presente proposta visa investigar, a partir da aplicação de uma proposta de intervenção didática centrada no trabalho com o gênero carta pessoal, de que modo esse gênero pode contribuir na prática da leitura e escrita de alunos do ensino fundamental de escolas públicas.

3.2 Objetivos específicos

Refletir sobre o ensino aprendizagem de língua portuguesa em escolas do ensino fundamental, no que diz respeito ao trabalho com a leitura e escrita;
Buscar avanços significativos quanto a pratica da leitura e escrita através da carta pessoal;
Sensibilizar alunos do ensino fundamental de que mesmo com todo o avanço tecnológico, ainda se faz necessário o uso da escrita em nossos dias;
Tornar o uso da leitura e escrita algo significativo para esses alunos de ensino fundamental.

Metodologia a ser aplicada

O trabalho tende a alcançar os objetivos propostos por meio de uma metodologia que se compõem de uma pesquisa bibliográfica e outra de campo, que será desenvolvida com alunos do 8º ano do ensino fundamental de duas escolas públicas, E. M. E. F. Domingos Cardoso da Silva em Parauapebas-Pa e E. M. E. F. Jonathas Athias em Dom Eliseu-Pa.
No que diz respeito à pesquisa bibliográfica, far-se-á um levantamento de materiais que servirão como embasamento teórico e referencial ao tratamento do tema proposto.
Com relação à pesquisa de campo será proposto aos alunos das turmas citadas acima, o trabalho com o gênero carta-pessoal, a qual eles manterão comunicação com alunos da mesma serie/idade de outra escola. O professor se incumbirá de propor situações relevantes e significativas a essas escritas.

5 REFERÊNCIAS

ANTUNES, Irandé, Aula de português: encontro & interação / Irandé Antunes, - São Paulo: Parábola Editorial, 2003- (série Aula; 1 )
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1997-1998.
KOCH, Ingedore Grunfeld Villaça & TRAVAGLIA, Luis Carlos. Texto e coerência. São Paulo: Cortez, 1989.
MARTINS, Maria H. O que é leitura. 10 ed. São Paulo: Brasiliense, 1988








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